Respiração pela boca: consequências para a saúde bucal
21/01/2019
Se você faz algum tipo de exercício físico já deve ter ouvido de seu treinador que é preciso respirar pelo nariz e soltar pela boca. E o conselho é muito válido, já que esta é a melhor forma de se respirar. Porém, algumas pessoas, por costume ou problema respiratório, acabam respirando somente pela boca.
A questão é que essa prática pode desencadear problemas na saúde bucal, como boca seca (xerostomia) ou até um mau desenvolvimento dos ossos do rosto. A pessoa pode ainda apresentar flacidez nos músculos da face, aprofundamento e estreitamento do céu da boca e até mesmo alteração na fala.
Em crianças, a respiração bucal pode causar problemas ortodônticos e maloculsão dentária, responsável pelos problemas na hora de mastigar. Isso ocorre porque os dentes da arcada superior e inferior não conseguem formar uma mordida adequada. Desta maneira, a mastigação é prejudicada.
Depois de saber sobre todos esses problemas, com certeza é preciso buscar ajuda para resolver a questão da respiração pela boca.
Procurando tratamento
Uma das coisas a se fazer é conversar com seu dentista sobre a situação. Se seu problema estiver relacionado à saúde, como obstrução nasal ou alergia, é necessário procurar um médico especialista para tomar a medicação adequada.
No caso da você perceber que a mastigação foi afetada, o indicado é procurar um ortodontista.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.