Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Respiração pela boca: consequências para a saúde bucal


21/01/2019

Se você faz algum tipo de exercício físico já deve ter ouvido de seu treinador que é preciso respirar pelo nariz e soltar pela boca. E o conselho é muito válido, já que esta é a melhor forma de se respirar. Porém, algumas pessoas, por costume ou problema respiratório, acabam respirando somente pela boca.

A questão é que essa prática pode desencadear problemas na saúde bucal, como boca seca (xerostomia) ou até um mau desenvolvimento dos ossos do rosto. A pessoa pode ainda apresentar flacidez nos músculos da face, aprofundamento e estreitamento do céu da boca e até mesmo alteração na fala.

Em crianças, a respiração bucal pode causar problemas ortodônticos e maloculsão dentária, responsável pelos problemas na hora de mastigar. Isso ocorre porque os dentes da arcada superior e inferior não conseguem formar uma mordida adequada. Desta maneira, a mastigação é prejudicada.

Depois de saber sobre todos esses problemas, com certeza é preciso buscar ajuda para resolver a questão da respiração pela boca.

Procurando tratamento

Uma das coisas a se fazer é conversar com seu dentista sobre a situação. Se seu problema estiver relacionado à saúde, como obstrução nasal ou alergia, é necessário procurar um médico especialista para tomar a medicação adequada.

No caso da você perceber que a mastigação foi afetada, o indicado é procurar um ortodontista.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)