Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Língua branca: ela pode indicar falta de cuidados bucais


14/01/2019

Como você trata sua língua durante a higiene bucal? Inclui ela na limpeza também? Toda língua possui uma fina camada de saburra, que é uma camada esbranquiçada formada basicamente por bactérias e pedacinhos que se desprendem da parte interna da boca. Na maior parte das vezes esse esbranquecimento é considerado normal. Porém, algumas situações podem levar para quadros mais graves.

Dependendo da genética, hábitos alimentares, bem como higiene pessoal essa camada pode se alterar. Muitas vezes isso está ligado diretamente pela diminuição na produção de saliva ou má higiene bucal.

No entanto, quando esse quadro se agrava para a língua branca pode significar um quadro de maior complicação. Casos de leucoplasia e candidíase oral também podem fazer a língua reagir nesse sentido. Em todos os casos, é fundamental a análise do dentista. Cada quadro pode representar uma coisa, podendo ser, por vezes, algo normal.

Como tratar a língua esbranquiçada

Uma das indicações mais importantes é a adoção da limpeza lingual durante a higiene da boca. Para eliminar a saburra, use o limpador de língua (também chamado de raspador de língua), uma ferramenta utilizada para eliminar os resíduos que se formam na saburra. Outra recomendação é a visita regular ao dentista.

Além disso, a alimentação adequada vai ajudar a prevenir a língua branca, e também prevenir outros tipos de doenças, aumentar a disposição, bem-estar e cuidar do seu corpo de dentro para fora. Ah, e não esqueça de beber água, pois ela tem uma importante ação de limpeza bucal, removendo resíduos de alimentos da boca e o excesso de bactérias que modem causar o mau hálito.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)