Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Por que é importante ficar atento a aftas recorrentes?


03/12/2018

Está aí um negócio para incomodar qualquer pessoa: a afta. Ela surge como uma ferida branca, geralmente como uma bolinha, na bochecha, língua ou garganta. Num primeiro momento pode até ser inocente à primeira vista, mas pode causar dor e dificultar a fala e a ingestão de alimentos.

As aftas, ou estomatites aftosas, se manifestam espontaneamente, sem um fator muito bem definido que as influenciam. Normalmente somem em alguns dias, com o uso adequado de pomadas.

Seu aparecimento pode estar ligado a reações de sensibilidade a alimentos ácidos, como o abacaxi e limão. É possível ainda que os sintomas sejam decorrentes da deficiência de algumas substâncias, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico.

Quando as aftas são recorrentes

E quando as aftas não desaparecem ou surgem com frequência, é preciso se preocupar? É recomendável investigar o que pode estar ocorrendo em seu corpo. Em quase 90% dos casos, as úlceras orais são a primeira manifestação da Doença de Behçet – doença rara que ataca o sistema imunológico do corpo cujos sintomas incluem feridas na boca e nos órgãos genitais, inflamação nos olhos e erupções cutâneas. O tratamento para pacientes com essa doença inclui enxaguantes bucais e corticoides.

Existem ainda diversos casos de doenças que podem também apresentar a estomatite aftosa recorrente em potencial, podendo até ser um quadro de pessoa com HIV positivo. O hemograma completo, nas situações de frequência intensa de aftas, pode ajudar a explicar o que está ocorrendo.

Para quem tem afta recorrente, o recomendado é evitar alimentos condimentados, ácidos e procurar um dentista preferencialmente especialista em estomatologia para que possa ter o melhor tratamento para seu quadro específico.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)