Por que é importante esperar meia hora após a refeição para escovar os dentes?

05/11/2018

Desde pequenos somos ensinados a escovar os dentes logo depois de comer, certo? Mas você sabia que é aconselhável esperar um pouquinho para fazer a escovação?

O indicado é que se aguarde 30 minutos para escovar os dentes após comer algo. Isso porque durante este tempo ocorre o equilíbrio do pH bucal, que se modifica durante a mastigação e fica mais ácido. Isso vale principalmente quando consumimos alimentos também ácidos, pois ao escovar os dentes antes de deixar a saliva agir na neutralização dos ácidos, eles podem ser espalhados pela superfície dentária. Este processo pode resultar na erosão dentária.

Espere um pouco, mas não deixe de escovar os dentes

Este tempinho que é indicado aguardar para escovar os dentes não pode ser motivo de desistência. A higiene bucal deve ser um hábito, pois é ela que retira os resíduos alimentares presentes na boca que podem servir de substrato para as bactérias causadoras da cárie dentária e da doença periodontal.

Ah, e comer fora de casa não vale como desculpa! Se você costuma almoçar na rua, por exemplo, você pode - e deve - carregar um kit de higiene bucal. Assim, estará sempre com seu sorriso limpo, sem nenhum imprevisto!