Qual a relação entre intolerância ao glúten e herpes labial?
08/10/2018
Você já ouviu falar na intolerância ao glúten? São três os grupos de pessoas que devem evitar a ingestão de qualquer alimento que contenha essa substância: celíacos, alérgicos e sensíveis ao glúten não celíacos.
O glúten é uma proteína que está presente no trigo, na cevada, na aveia e no centeio, e quem possui esse quadro deve evitar o consumo de alimentos que o apresentem na sua composição. A doença celíaca, por exemplo, acontece devido a uma dificuldade em digerir o glúten. Entre os sintomas apresentados, estão problemas como vômitos, gases e diarreia entre outros.
Por que o herpes é recorrente em quem tem intolerância ao glúten?
A intolerância ao glúten compromete o sistema imunológico, principalmente quando a não há o cuidado em restringir totalmente o consumo dele. Essa baixa no sistema de defesa faz com que o corpo se torne mais suscetível ao aparecimento de doenças, entre elas, o herpes.
O herpes labial é altamente contagioso. Uma vez contraído, não há uma cura. Alguns fatores podem favorecer o surgimento das feridas como o estresse, exposição ao sol e a baixa imunidade.
A melhor maneira de se prevenir contra esse quadro é cuidando da sua saúde de forma geral, com uma boa alimentação. Também é importante cuidar da higiene bucal, usando escova de cerdas macias e fazendo movimentos leves para não provocar ferimentos na boca.
Ah, e troque a escova logo depois que a ferida do herpes cicatrizar. Assim você evita uma possível contaminação para outras áreas de sua boca.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.