Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Qual a relação entre intolerância ao glúten e herpes labial?


08/10/2018

Você já ouviu falar na intolerância ao glúten? São três os grupos de pessoas que devem evitar a ingestão de qualquer alimento que contenha essa substância: celíacos, alérgicos e sensíveis ao glúten não celíacos.

O glúten é uma proteína que está presente no trigo, na cevada, na aveia e no centeio, e quem possui esse quadro deve evitar o consumo de alimentos que o apresentem na sua composição. A doença celíaca, por exemplo, acontece devido a uma dificuldade em digerir o glúten. Entre os sintomas apresentados, estão problemas como vômitos, gases e diarreia entre outros.

Por que o herpes é recorrente em quem tem intolerância ao glúten?

A intolerância ao glúten compromete o sistema imunológico, principalmente quando a não há o cuidado em restringir totalmente o consumo dele. Essa baixa no sistema de defesa faz com que o corpo se torne mais suscetível ao aparecimento de doenças, entre elas, o herpes.

O herpes labial é altamente contagioso. Uma vez contraído, não há uma cura. Alguns fatores podem favorecer o surgimento das feridas como o estresse, exposição ao sol e a baixa imunidade.

A melhor maneira de se prevenir contra esse quadro é cuidando da sua saúde de forma geral, com uma boa alimentação. Também é importante cuidar da higiene bucal, usando escova de cerdas macias e fazendo movimentos leves para não provocar ferimentos na boca.

Ah, e troque a escova logo depois que a ferida do herpes cicatrizar. Assim você evita uma possível contaminação para outras áreas de sua boca.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)