Documentação ortodôntica: por que ela é necessária?
13/08/2018
O tratamento ortodôntico mexe com estruturas importantíssimas de sua boca. E para o ortodontista medir e planejar bem como vai cuidar de seus dentes, ele precisa contar com todas as informações.
É aí que entra a função da documentação ortodôntica, que nada mais é que um conjunto de exames e procedimentos que normalmente possui um pacote de fotos extra-orais e intra-orais, radiografias e um par de modelos de gesso. Esse pacote pode variar com a necessidade do caso.
A documentação ortodôntica é composta, na sua versão econômica, por modelos de estudo, radiografias (panorâmica, tele-radiografia e algumas periapicais), além da cefalometria, que é uma análise das medidas ósseas do paciente feito pelo radiologista.
Em casos específicos, a documentação pode ser mais completa, incluindo um exame de idade óssea (carpal).
Os exames geralmente são rápidos e você só precisa ir com o mínimo de acessórios de metal, pois vai ter que tirá-los para as radiografias, os óculos também devem ser tirados.
Não é preciso se preocupar em fazer os exames. Eles são muito seguros e não há nada que possa lhe causar dor. Existem certos momentos que são um pouco desconfortáveis para alguns, como na hora da moldagem, por exemplo, sendo que a pessoa precisa ficar um tempinho com a boca aberta.
Mas esse incômodo é passageiro. Já os resultados de um tratamento ortodôntico podem durar a vida toda, proporcionando o sorriso que você sempre quis ter!
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.