Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Anodontia: como ela pode afetar a saúde bucal de seu filho


18/06/2018

A anodontia é a ausência congênita dos dentes e pode ocorrer de maneira total ou parcial. O mais comum é encontrarmos casos de ausência isolada de alguns dentes. O problema acomete cerca de 3% da população, inclusive as crianças.

O acompanhamento de um especialista em odontopediatria é o mais indicado. Isso porque ele pode analisar o histórico familiar, já que a anodontia possui uma origem genética. Neste caso, um exame radiográfico é essencial na detecção desse tipo de anomalia.

Crianças com anodontia parcial podem apresentar problemas na oclusão, função e estética. Já nos quadros de total, se caracterizaram por serem mais complexos. O impacto dentário e facial é grande e precisa de acompanhamento, pois altera a própria função mastigatória e a fala.

O diagnóstico deve ser realizado o mais precocemente possível, já que as alternativas de tratamento são ampliadas enquanto há a presença do elemento decíduo no arco. Uma das principais etapas de tratamento da anodontia é o planejamento individual, seguindo o problema de oclusão e análise da face. Dependendo do caso, o espaço pode ser fechado ou mantido aberto para futuramente receber um implante. Há também a possibilidade da colocação de mini-implantes durante a fase de crescimento. Infelizmente, a anodontia não possui uma cura, já que o indivíduo nasce sem o germe do dente.

Todas as alternativas deverão ter suas limitações e indicações devidamente avaliadas para escolha da melhor opção para cada caso.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)