Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Como a obesidade infantil pode afetar a saúde bucal de seu filho


11/06/2018

O crescimento da obesidade infantil afeta tanto as crianças do Brasil como no mundo. Vida sedentária, o consumo de alimentos industrializados e o excesso de açúcares e frituras contribuem cada vez mais para essa triste estatística.

A questão é que muito além da questão estética e de saúde do corpo, esse quadro também pode afetar a saúde bucal. Cáries, doenças periodontais e problemas nas gengivas são algumas das consequências da obesidade.

Problemas dentários e mastigação errada, por exemplo, prejudicam a absorção de nutrientes e podem levar a um maior consumo de alimentos calóricos.

Como reverter o problema?

O acompanhamento com um odontopediatra é aconselhado nesse caso. Além de fazer o tratamento curativo, remoção das lesões causadas pelas cáries, esse profissional faz o tratamento preventivo, para assim, manter uma saúde bucal adequada.

Nesse caso também é aconselhável um acompanhamento multidisciplinar. São vários os profissionais que podem contribuir com um processo de reeducação alimentar, como nutricionistas e psicólogos.

O que é preciso ter em mente é que não adianta tentar resolver a questão como se fosse um problema só da criança. A única forma de superar a obesidade infantil é encará-la como um desafio para toda a família. Se os pais não derem o exemplo, como esperar que os filhos sejam diferente? É preciso mudar o próprio dia a dia para que isso se reflita na vida deles.

O excesso de peso na infância é um sinal de que toda família precisa adotar novos hábitos. Os pais não podem permitir que as crianças abusem de salgadinhos, balas e doces fora de hora. A questão é que não dá para proibir tudo, mas é preciso colocar limite no consumo.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)