Conheça alguns sintomas comuns pós-cirurgia de extração do siso

22/05/2018

A extração do siso pode apresentar alguns sintomas, mas é possível contornar boa parte dos incômodos com a prescrição de medicação especifica.

Confira os sintomas mais comuns:

Inchaço: é comum ele ocorrer e varia de pessoa para pessoa. A extração dos sisos inferiores pode causar mais inchaço do que a dos superiores. Quanto mais difícil a cirurgia, mais comum torna-se o edema. O rosto pode até ficar mais inchando nos casos em que é necessário cortar o dente para a remoção.

Dor no local: para minimizar o incômodo, o dentista pode prescrever o uso de medicação para o controle da dor.

Trismo: esse é o nome dado à dificuldade de abrir a boca após a cirurgia. Devido ao inchaço e à rigidez muscular, é comum que o paciente fique com esse incômodo. Neste caso, o dentista também pode prescrever alguns relaxantes musculares com o objetivo de minimizar o sintoma.

Cicatrização: neste caso também varia de pessoa para pessoa. A gengiva, no entanto, possui um processo de cicatrização diferente do da pele, por exemplo. Dentro do alvéolo (buraco onde ficava o dente) forma-se um tecido de cicatrização permitindo que a gengiva se recomponha com o tempo. Para auxiliar no processo de cicatrização, é muito importante não fazer bochechos nas 48 horas após a cirurgia para que esse tecido não seja afetado quando ainda está no processo de formação.

Dores de garganta: algumas pessoas podem ter quadros de irritação ou inflamação da garanta no pós-operatório. Por causa da proximidade anatômica da região é comum que isso ocorra. Da mesma forma, dores de cabeça e ouvido também podem aparecer durante o período após a extração.