O que causa a sensibilidade nos dentes?

03/05/2018

Quando você come ou bebe algo quente ou frio, doce ou amargo sente aquela sensação dolorosa nos dentes? É bem provável que você sofre de sensibilidade dentária.

E não é só com você que isso acontece: este é um problema que afeta 25% da população adulta.

A sensibilidade ocorre quando a dentina, um tecido poroso do dente, fica exposta. Nela, há canais microscópicos, chamados de túbulos, que conduzem ao nervo. Quando os túbulos da dentina ficam expostos, devido à recessão do tecido gengival ou a perda do esmalte, os nervos irritam-se com maior facilidade por determinados estímulos que produzem sensibilidade dentária.

As causas mais comuns da sensibilidade

- Desgaste na superfície dos dentes;

- Exposição da raiz dos dentes, geralmente associada a problemas periodontais, como inflamações na gengiva;

- Técnicas incorretas de escovação;

- Próteses dentárias e aparelho ortodôntico;

- Clareamento dentário;

- Dentes fraturados ou lascados, mesmo não estando cariados, podem ficar mais sensíveis;

- Bruxismo (ranger os dentes).

Como prevenir ou atenuar o problema

A primeira recomendação é conversar com seu dentista, para que ele faça uma avaliação adequada de seu problema.

Outras dicas importantes:

- Use escova com cerdas macias, para ajudar a prevenir a perda das gengivas.

- Escove com um creme dental para dentes sensíveis, que continuará eliminando a placa enquanto oferece alivio à sensibilidade.

- Limpe todas as partes da sua boca, incluindo o espaço entre os dentes e ao longo da linha das gengivas.

- Evite consumir alimentos e bebidas ácidas.