Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Qual a função do elástico no tratamento ortodôntico?


25/04/2018

Muita gente que já passou por um tratamento ortodôntico sabe que o uso dos elásticos é uma fase bastante difícil do processo. Isso porque fica difícil pra falar, sem contar com aquela sensação de pressão nos dentes o tempo todo. Apesar disso, seu uso é indispensável para o sucesso do tratamento.

Os elásticos têm um importante papel de acelerar o resultado do tratamento ortodôntico. Eles servem para melhorar o encaixe entre os dentes e as arcadas nos três planos do espaço, sendo utilizados em diferentes posições, conforme o resultado que se quer alcançar. Sua função é auxiliar na correção anteroposterior entre as arcadas, correção transversal, nos casos de mordida cruzada e melhoram o encaixe entre os dentes superiores e inferiores.

Preciso usar o tempo todo?

Sim! Os elásticos devem ser usados em tempo integral, podendo ser retirados apenas para comer e escovar os dentes. Eles também precisam ser trocados uma vez ao dia para não perder a força e continuar a movimentação dos dentes.

É muito importante que o paciente coloque os elásticos exatamente na mesma posição orientada pelo ortodontista para não fazer movimentos indesejados em outros dentes. Uma dica para isso é tirar uma foto da própria boca com os elásticos instalados para não esquecer.

O uso desse acessório, normalmente, é indicado na etapa final do ciclo, o que significa que eles não são usados durante muito tempo. Por isso, se você sentir qualquer dor ou desconforto nos dentes, siga forte e não pense em desistir. Todos esses incômodos desaparecem dentro de alguns dias.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)