Conheça os perigos que um aparelho dentário falso "pirata" pode causar

23/04/2018

Os aparelhos ortodônticos têm como objetivo alinhar os dentes, melhorando tanto a aparência quanto a saúde bucal. Existem diversos modelos no mercado com finalidades e estéticas diferentes, cada qual com suas respectivas vantagens e desvantagens.

Recentemente, no entanto, vem aumentando o número de jovens que estão utilizando aparelhos dentários falsos obtidos em camelôs, com fins puramente estéticos.

A questão é que esse modismo pode causar sérios problemas dentários, que incluem até mesmo a perda dos dentes. São aparelhos fabricados com produtos de baixa qualidade, que podem ser tóxicos.

Conheça os principais riscos que um aparelho ortodôntico pirata pode causar:

- Material prejudicial:

Por não possuírem autorização específica para produtos ortodônticos, geralmente esses aparelhos são fabricados com materiais sem nenhum teste de qualidade comprovado. O seu uso pode causar danos ao esmalte dentário e favorecer o aparecimento de bactérias advindas da exposição desse material com a saliva. O uso de colas tóxicas para prender os aparelhos podem também causar lesões na mucosa da boca.

- Deformações ortodônticas:

O uso indiscriminado dos aparelhos dentais sem o acompanhamento de um profissional pode causar diversas deformações ortodônticas advindas de sua má colocação. Entre elas podemos citar: desalinhamento dentário, retrações gengivais, perda óssea, perda radicular e perda dos dentes. Sem nenhum parâmetro de posicionamento, força e intensidade do aparelho, outra deformação que pode acorrer é a giroversão, isto é, o dente girar aleatoriamente em torno do próprio eixo na boca.

- Inflamações e infecções bucais:

Ao colocar o aparelho dentário sem orientação profissional, acompanhamento e manutenção, a pessoa pode também negligenciar a própria higienização, causando um acúmulo maior de resíduos, formação de placa bacteriana e a possibilidade de inflamação dos dentes. Além disto, a má colocação pode causar ferimentos nas gengivas em toda a mucosa da boca, resultando em infecções, que podem chegar a um nível grave.