Você sabia que o estresse pode prejudicar sua saúde bucal?

19/04/2018

A correria do dia a dia pode gerar muitos problemas de saúde. E isso inclui também a saúde de sua boca! Confira alguns transtornos que ele pode causar:

– Bruxismo: Caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes, trata-se de um hábito mais comum durante o sono; ou seja, realizado de forma inconsciente. Suas consequências podem ser diversas: dores e inchaço nos dentes, dores de cabeça e desgaste ou perda dos dentes. Uma das causas é o estresse, fazendo com que as pessoas desenvolvam esse hábito em momentos conturbados da vida.

– Doenças periodontais: nos casos de estresse, o corpo aumenta a produção de um hormônio chamado cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”. Nesses casos, o sistema imunológico atua de forma mais precária, facilitando o surgimento das doenças periodontais, que podem ser tratadas de forma muito simples, mas, em casos mais severos, podem atingir gengivas, ossos e a raiz dos dentes, ocasionando a perda dos dentes.

– Aftas: problema menos grave, elas costumam permanecer na boca por um período entre sete e catorze dias. O estresse é um dos gatilhos para sua aparição.

– Cáries: Alguns bons hábitos do dia a dia, como a escovação adequada dos dentes, podem perder importância nos momentos de estresse. Por isso, lembre-se sempre de não descuidar com a saúde bucal. Além disso, a situação pode desencadear a redução da saliva, o que contribui para um ambiente mais favorável às cáries.

– Mau hálito: o mau hálito pode estar relacionado às doenças periodontais, aos cuidados deficientes com a escovação diária e também à boca seca. Ou seja, é uma consequência dos demais sintomas e dificuldades trazidos pelo estresse.

Entendeu como estresse e a perda de dentes podem estar muito relacionados? Por isso, procure ter cuidado com seu estilo de vida, observe se o estresse que está vivendo é necessário, tenha cuidado com os seus hábitos diários, procure ter equilíbrio com suas atividades. Gerencie seu tempo para que consiga realizar todas as tarefas importantes do dia, incluindo cuidar de seu corpo e de sua higiene. Pratique atividades físicas, tenha bons hábitos alimentares, cuide de sua saúde bucal, reserve tempo para boas noites de sono e procure ter momentos de lazer realizando atividades que você goste.

Ah, e não esqueça de visitar o dentista regularmente, para que nenhum desses problemas citados fiquem ainda piores!