Doenças associadas à periodontite
12/04/2018
A periodontite repercute em regiões bem distantes dos dentes. Isso porque, nesse estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana.
Quando não tratada em tempo, as bactérias podem entrar na corrente sanguínea e “passear” pelo seu corpo. Conheça algumas das doenças associadas a ela:
Problemas cardiovasculares
Algumas bactérias e o processo inflamatório despertado por elas incentivam a formação de placas que entopem as artérias.
Parto prematuro
Moléculas inflamatórias liberadas na boca caem no sangue e podem induzir a saída precoce do bebê.
Pneumonia
Em indivíduos com a imunidade comprometida, os bichinhos podem rumar até os pulmões e favorecer o acúmulo de pus.
Gastrite
A bactéria que causa gastrite, a H. pylori, não raro se instala na boca e, quando acha espaço, vai para o estômago criar problemas.
Diabete
As bactérias bucais pioram a inflamação sistêmica, condição que atrapalha o trabalho da insulina, elevando o risco de o diabete se instalar.
Artrite
Substâncias de ação inflamatória que surgem na periodontite chegam a desencadear ou agravar o inchaço e a dor nas juntas.
Sinusite
A conexão entre boca e nariz facilita a viagem dos micróbios. Uma vez nos seios nasais, eles irritam a mucosa e instigam a formação de pus.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.