Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Doenças associadas à periodontite


12/04/2018

A periodontite repercute em regiões bem distantes dos dentes. Isso porque, nesse estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana.

Quando não tratada em tempo, as bactérias podem entrar na corrente sanguínea e “passear” pelo seu corpo. Conheça algumas das doenças associadas a ela:

Problemas cardiovasculares

Algumas bactérias e o processo inflamatório despertado por elas incentivam a formação de placas que entopem as artérias.

Parto prematuro

Moléculas inflamatórias liberadas na boca caem no sangue e podem induzir a saída precoce do bebê.

Pneumonia

Em indivíduos com a imunidade comprometida, os bichinhos podem rumar até os pulmões e favorecer o acúmulo de pus.

Gastrite

A bactéria que causa gastrite, a H. pylori, não raro se instala na boca e, quando acha espaço, vai para o estômago criar problemas.

Diabete

As bactérias bucais pioram a inflamação sistêmica, condição que atrapalha o trabalho da insulina, elevando o risco de o diabete se instalar.

Artrite

Substâncias de ação inflamatória que surgem na periodontite chegam a desencadear ou agravar o inchaço e a dor nas juntas.

Sinusite

A conexão entre boca e nariz facilita a viagem dos micróbios. Uma vez nos seios nasais, eles irritam a mucosa e instigam a formação de pus.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)