É normal sentir dor de dente após o tratamento de canal?

03/04/2018

O pós-operatório do tratamento de canal varia muito de paciente para paciente. Isso quer dizer que algumas pessoas podem não sentir absolutamente nada em relação à dor. Em casos mais comuns, os pacientes podem sentir um leve desconforto.

Para o sucesso do tratamento de canal, é importante que o paciente adote certos cuidados, como em qualquer outra cirurgia. Isso porque o dente perde parte de sua estrutura e fica mais suscetível a fraturas e trincas. Outro ponto importante é que a cirurgia envolve o nervo que está inflamado no dente, e por isso pode ser mais dolorido. Então, se você passou por isso recentemente, evite a mastigação consistente no local.

E se a dor de dente aparecer depois do procedimento, isso é normal? Sim, os cirurgiões-dentistas consideram normal isso ocorrer. Ela pode durar até três dias depois da cirurgia. No entanto, se após isso não parar, é importante que a pessoa converse com seu dentista.

O que fazer quando a dor aparece

Quando as dores são intensas, é recomendado o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios prescritos pelo dentista. Independente do quadro, em casos de dor, a primeira providência que se deve tomar é procurar um profissional especializado na área.

Recomendações após o tratamento

- Evite alimentos sólidos: nas primeiras horas depois do tratamento de canal o paciente deverá evitar comidas sólidas, pois durante a mastigação existe o risco de morder a bochecha em decorrência do efeito da anestesia. O ideal é que fique a base de líquidos até cessar o efeito do anestésico.

- Não mastigue com o dente tratado até a restauração definitiva: após o tratamento de canal, é colocado um curativo provisório para que o dente não fique aberto até a realização da restauração definitiva. Os curativos provisórios não possuem a resistência necessária para proteger o dente tratado de uma fratura e podem, inclusive, se deslocar durante a mastigação, permitindo a infiltração de bactérias nos canais radiculares. Para evitar que isso ocorra, a restauração definitiva deve ser feita o mais rápido possível e o paciente não deve mastigar com o dente tratado até a sua realização.