Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Seis dicas para manter os dentes saudáveis


29/03/2018

Tem um ditado que diz que se conselho fosse bom não era dado, mas sim vendido. Tudo bem que tem coisas que só dizem respeito a vida de cada um, mas quando o assunto é saúde bucal todo conselho é pouco!

Reunimos seis dicas para você cuidar muito bem de seus dentes. Afinal, quem não quer ter um sorriso bonito e saudável? Confira:

1 – Escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia. Capriche sempre na escovação noturna, antes de dormir, pois durante o sono, a temperatura da boca aumenta, a produção de saliva diminui e as bactérias proliferam.

2 – O fio dental é indispensável à saúde bucal, pois remove os resíduos alimentares de áreas onde a escova não alcança. É recomendável passá-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes da escovação noturna. Se caso a gengiva sangrar, não pare, persista, pois após três dias a inflamação diminuirá e o sangramento não mais ocorrerá.

3 – Tenha uma dieta alimentar equilibrada e em horários regulares. Frutas, verduras, proteínas tem consumo quase liberado, já açúcares, alimentos ácidos, refrigerantes, guloseimas devem ser ingeridos com moderação.

4 – Está precisando de um docinho? Procure ingeri-lo de preferência após a refeição principal, pois o aumento da salivação neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias. Tomar um copo de água após a ingestão de doces e alimentos pegajosos, também ajuda a remover os restos de alimento aderidos ao dente.

5 – Existem os alimentos protetores e alimentos detergentes. Os protetores estão representados pelo leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju, amendoim, nozes, coco ralado e são responsáveis pela formação de uma barreira entre o dente e as bactérias, limitando a ação dos ácidos produzidos. Já os alimentos detergentes são representados pela maçã, pêra, cenoura, milho, entre outras frutas, legumes e verduras crus, capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente, removendo restos. No entanto, deve-se lembrar que esses alimentos agem como detergentes, mas não substituem a limpeza com a escova!

6 – Use a pasta de dente em pequena quantidade, pois a espuma excessiva dificulta a correta visualização dos dentes. A quantidade certa é a de um grão de areia. Lembre-se sempre: quem escova, como o próprio nome diz, é a escova!

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)