Cuide bem de sua escova dental!

28/03/2018

Para fazer uma boa faxina precisamos ter em mãos os melhores produtos, não é mesmo? O mesmo ocorre quando fizemos a higiene bucal! É preciso ter uma escova de dente que cumpra com suas funções. Porém, nem todo mundo cuida muito bem dela. Por isso, confira algumas dicas de como conservá-la da maneira correta.

Guarde no lugar certo

Onde está agora a sua escova de dente? Em cima da pia ou dentro do boxe do chuveiro? Então saiba que ela corre perigo! Isso porque esses lugares são úmidos e contribuem para o acúmulo de uma quantidade considerável de bactérias e micro-organismos nocivos. O mais indicado é guardar a escova em locais arejados, de preferência em pé ou até mesmo fora do banheiro, no caso dele ter pouca ventilação.

Escova desgastada não serve mais

As cerdas desgastadas e desfiadas acabam perdendo a efetividade de sua ação, diminuindo a remoção da placa acumulada. A tendência é que a pessoa que usa uma escova antiga aumente a força durante a limpeza dos dentes, acrescentando maior pressão no cabo. Para evitar esses problemas, a recomendação é trocar a escova a cada três meses de uso, no máximo.

Usar muita força para escovar os dentes

Já falamos em artigos anteriores que força não é sinônimo de eficiência na escovação. O importante durante a prática é a execução correta atrelada ao uso de uma escova de dente em bom estado. O uso da força acaba trazendo prejuízos não só para a ferramenta, como para a saúde bucal. As cerdas vão se desgastando e acabam comprometendo a eficiência da higienização. Além disso, pode causar a retração da gengiva, ocasionando uma série de outros problemas para os dentes.

Lembre-se de limpá-la após o uso

É de extrema importância limpar a escova após seu uso. Para isso, basta o deixá-la debaixo da água corrente da torneira por alguns segundos. Depois, dê batidas leves com o cabo na extremidade da pia, com o intuito de remover a umidade restante. Isso irá retirar as bactérias, pasta de dente ou restos de alimentos que podem ficar retidos nas cerdas. Ah, evite enxugar a escova na toalha de mão ou corpo, ambas contém diversas bactérias acumuladas nos tecidos.

Com esses cuidados básicos você terá uma escova livre de bactérias e sempre pronta para limpar seus dentes!