Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Dor de dente: cárie ou sensibilidade?


27/03/2018

Sentir dor de dente é muito ruim não é mesmo? O problema é que ela sempre vem acompanhada de um alerta: pode significar que a pessoa tenha uma cárie ou sensibilidade. Como saber qual a sua causa? Entendendo primeiro quais as características de cada uma!

A dor causada por cárie pode ser originada por agentes externos, como frio ou doce. Ela ocorre devido ao desgaste do esmalte, que deixa a dentina exposta. Quando a danificação está muito profunda, os incômodos são mais frequentes.

No caso da sensibilidade dentária, a dor surge quando há alguma retração da gengiva, deixando um pouco da raiz exposta. Assim como a cárie, a dor pode ocorrer mediante estímulo externo, como o frio ou quente. Também pode ser sentido diante da abrasão da escova na região, próximo à gengiva.

Dentista pode ajudá-lo a identificar causas

Mesmo descobrindo a origem da dor de dente, é fundamental que você procure um cirurgião-dentista para fazer uma avaliação. Isso porque a cárie, por exemplo, dá sinais antes de chegar ao ponto de causar dor. Também é bom lembrar que quanto mais cedo você tratar do problema, mais fácil será o tratamento e menos custoso!

Em relação à sensibilidade, algumas medidas podem prevenir esse problema. Para isso é importante consumir menos alimentos ácidos, como laranja, limão, refrigerantes e utilizando escova macia, a fim de agredir menos a gengiva.

Seja qual for a causa da sua dor, tire suas dúvidas com seu dentista. Somente ele que pode dar um diagnóstico preciso, além de cuidar de sua saúde bucal.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)