Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Para que serve o selante dentário?


22/03/2018

Você já ouviu falar sobre selante dentário? Sabe para que ele serve? Ele é um revestimento fino de resina e é aplicado na superfície mastigadora (oclusal) dos dentes posteriores permanentes – molares e pré-molares – para auxiliar na proteção de bactérias e ácidos que contribuam com a cárie.

A coloração do selante é geralmente branca ou transparente e não é visível durante atividades como a conversação. Os dentistas o aplicam como uma maneira de proteger os dentes das bactérias que contribuem para a formação de cárie dentária. Na maioria das vezes, o selante é aplicado logo após a erupção do dente, normalmente entre seis e doze anos. Entretanto, os selantes também podem ser usados em crianças mais crescidas e até em adultos, caso seus dentes apresentem sulcos muito profundos que poderiam aumentar o risco de cárie. O dentista poderá ajudar a decidir sobre a época certa para fazer o tratamento.

Como o selante é aplicado

A colocação de selante é geralmente indolor e não precisa de perfuradores ou medicamentos anestesiantes. Ele ocorre em três etapas:

1 – Durante a preparação do dente, o dentista vai polir a superfície da raiz para remover a placa dos restos de alimentos das superfícies oclusais. Em seguida, irá isolar e secar o dente. Depois, vai cauterizar a superfície do dente, enxaguar o material cauterizante e secar o dente.

2 - O dentista vai aplicar o material selante na superfície do dente com uma escova; uma luz de autoendurecimento será utilizada por, aproximadamente, 30 segundos para unir o selante a superfície do dente.

3 - Finalmente, o dentista vai avaliar o selante dental e verificar sua oclusão. Uma vez que o selante dental foi fortificado, ele se torna um revestimento plástico duro, e você pode mastigar com esse dente novamente.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)