Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Páscoa: cuide de seus dentes após o consumo de chocolates!


19/03/2018

Para quem adora chocolate, não existe melhor época que a Páscoa não é mesmo? Ele está por todas as partes! Em formato de barra, ovo ou bombom, o difícil é conseguir resistir a tanta tentação. O problema é que, com tanta doçura a higiene bucal pode ficar prejudicada, e consequentemente cáries podem aparecer. Então, a dica é: aproveite, mas com moderação e sem esquecer a saúde dos dentes!

Alerta é para crianças e adultos

A gente sabe que quase toda criança é fã de um chocolatinho. Porém, tem muitos adultos que também não abrem mão desse doce. Então, nosso alerta é para que todos cuidem da higiene bucal. Ao consumir chocolate, independente da quantidade, a orientação é para escovar os dentes em seguida. Pois é na falta de escovação que há o acúmulo de placa, abrindo caminho para que a cárie se instale.

Também é importante reforçar que o consumo em excesso de açúcar não faz bem à saúde. Então, controle ao máximo aquela vontade de atacar um ovo recheado de uma só vez. O ideal é estabelecer certos horários para comer as guloseimas, como após o almoço, por exemplo.

Confira outras dicas de como cuidar de seus dentes:

- Evite chocolates brancos, eles têm uma concentração maior de açúcar.

- O chocolate amargo é o que possui porcentagem maior de cacau e menor de açúcar. Ele é o mais recomendado pelos nutricionistas, além de gerar outros benefícios para o bem-estar.

- É muito importante a escovação após o consumo de qualquer quantia de chocolate.

- Ofereça o chocolate como sobremesa.

- O risco de cáries é maior quando a pessoa consome chocolate próximo à hora dormir e não cuida da higiene bucal. Durante o sono diminuímos a salivação, e os resquícios de açúcares e outros alimentos ajudam na proliferação das bactérias bucais.

- A escovação feita por crianças até seis anos devem ter sempre a supervisão de um adulto. E lembre-se: a escova deve ter cerdas macias e indicadas para a faixa etária da criança.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)