Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

É preciso escovar o céu da boca?


15/03/2018

Quantas vezes você já ouviu que é importante fazer toda a higienização da boca para ter uma boa saúde bucal? Mas daí vem a dúvida: será que isso inclui o céu da boca?

Tem gente que não sabe ao certo se isso é necessário, mas a verdade é que não é preciso escovar o céu da boca. E por quê? É porque esta área da boca não retém biofilme, ou a placa bacteriana. Se houver a higiene bem feita das outras partes, o palato (céu da boca), estará bem limpo.

Mas há uma exceção quanto a isso. Pessoas que usam próteses, como dentadura, por exemplo, precisam ter um cuidado maior e usar enxaguante bucal sem álcool para manter a região higienizada.

Problemas no céu da boca devem ser tratados

Ao perceber qualquer coisa estranha no céu da boca ou em qualquer parte da cavidade oral, não deixe de procurar seu dentista. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais simples o tratamento e maiores as chances de cura.

Inflamação ou sensação de ardência também são problemas que ocorrem no palato. Estes efeitos são facilmente detectados ao acordar ou comer alimentos picantes.

Também é importante alertar quanto ao consumo de bebidas excessivamente quentes, que podem escaldar o céu da boca. Dependendo do grau de queimadura, a área pode ficar muito mais sensível ao toque, inchada ou pode até surgir um caroço.

Essas condições podem perdurar durante vários dias após a queimadura. Nesse período, evite comer comidas picantes ou dolorosas de ingerir.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)