Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Bruxismo infantil: o que os pais devem saber


07/03/2018

Você sabia que o bruxismo também pode afetar as crianças? Esse hábito é caracterizado pelo ranger e/ou apertar os dentes, que pode ser de forma consciente ou inconsciente. O costume pode ocorrer durante o dia ou até mesmo enquanto a criança dorme.

De acordo com estatísticas, 20% das crianças apresentam algum episódio de bruxismo durante a infância. A maior parte dos casos na faixa ocorre por volta dos 5 anos, quando a dentição já está completa. Esse hábito é o 3º problema mais comum na saúde bucal infantil.

Mas o que causa o bruxismo infantil?

São vários os fatores que podem desencadeá-lo. Pode decorrer desde a desarmonia entre os dentes, passando pela relação de fatores sistêmicos, psicológicos e até mesmo hereditários. Transtorno de déficit de atenção, hiperatividade e outras doenças neurais também aumentam a chance da criança desenvolver o bruxismo.

Como identificar o bruxismo infantil

É importante que os pais estejam atentos quanto aos sinais para identificar o bruxismo em seus filhos. Desgaste, fissura e quebra dos dentes são alguns deles. No entanto, esses aparecem quando o ranger do dente já ocorre por um longo período.

Então, preste atenção quando a criança manifestar algumas desses sintomas ao acordar:

- Dores de cabeça; - Zumbido nos ouvidos; - Dores no rosto; - Problemas articulares; - Sensibilidade nos dentes.

Como tratar o bruxismo infantil?

O primeiro passo é procurar um dentista. Só ele vai poder avaliar quais os danos e o melhor tratamento para a criança. Ele também pode indicar o uso de uma placa protetora durante o sono. Caso o dentista constate que o hábito tem como fator principal a questão emocional, é possível que indique ainda uma consulta com um psicólogo. Esse profissional poderá ajudar a criança a lidar com o estresse.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)