Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Por que é importante usar o aparelho móvel depois do tratamento ortodôntico


06/03/2018

A retirada do aparelho fixo é o momento mais esperado do tratamento. Afinal, depois de meses e até anos com a boca cheia de fios e brackets, você terá seus dentes lindos e livres! Apesar disso, este não é o fim do tratamento. Agora vem a segunda fase: a da contenção.

Esta parte é tão importante quanto a do aparelho em si. Isso porque os dentes tendem naturalmente a querer voltar para a posição que estavam antes da colocação do aparelho fixo.

Na fase de contenção, é preciso usar aquele aparelho removível e um arco que é “colado” na parte de baixo dos dentes, de canino a canino.

É aí que surge um grande problema em muitos tratamentos: a pessoa acaba “relaxando” e deixa de usar o aparelho móvel. Resultado: os dentes podem voltar a ficar tortos novamente, e todo aquele tempo de tratamento é jogado fora!

Por isso, siga corretamente as orientações de seu ortodontista quanto ao tempo de uso do aparelho móvel. Não decida por conta própria não usar ou parar o uso antes do tempo.

Cuidados importantes

Limpeza: a higienização do aparelho deve ser feita sempre com a escova de dente e creme dental. Evite usar água quente para não deformar a resina do aparelho.

Ao tirá-lo: você conhece alguém que perdeu o aparelho móvel? Não é difícil de escutar histórias de colegas que tiraram o aparelho para comer e esqueceram em algum lugar. Então, sempre que for tirá-lo, procure guardar sempre na caixinha ou estojo que é fornecido. Sem falar que é muito mais higiênico do que colocar em cima de qualquer lugar.

Evite bebidas quentes: o aparelho móvel leva resina em sua composição. Por isso, evite tomar qualquer líquido quente para não deformar o material.

Para finalizar, precisamos falar sobre disciplina! Deixar de usar o aparelho por muitos dias pode prejudicar o tratamento. Como os dentes estão em constante movimento, eles podem começar a voltar para o mesmo lugar de antes e você não conseguirá mais encaixar o aparelho móvel.

Lembre-se que o sucesso do seu tratamento e sua posterior estabilidade depende principalmente de você.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)