Por que é importante usar o aparelho móvel depois do tratamento ortodôntico
06/03/2018
A retirada do aparelho fixo é o momento mais esperado do tratamento. Afinal, depois de meses e até anos com a boca cheia de fios e brackets, você terá seus dentes lindos e livres! Apesar disso, este não é o fim do tratamento. Agora vem a segunda fase: a da contenção.
Esta parte é tão importante quanto a do aparelho em si. Isso porque os dentes tendem naturalmente a querer voltar para a posição que estavam antes da colocação do aparelho fixo.
Na fase de contenção, é preciso usar aquele aparelho removível e um arco que é “colado” na parte de baixo dos dentes, de canino a canino.
É aí que surge um grande problema em muitos tratamentos: a pessoa acaba “relaxando” e deixa de usar o aparelho móvel. Resultado: os dentes podem voltar a ficar tortos novamente, e todo aquele tempo de tratamento é jogado fora!
Por isso, siga corretamente as orientações de seu ortodontista quanto ao tempo de uso do aparelho móvel. Não decida por conta própria não usar ou parar o uso antes do tempo.
Cuidados importantes
Limpeza: a higienização do aparelho deve ser feita sempre com a escova de dente e creme dental. Evite usar água quente para não deformar a resina do aparelho.
Ao tirá-lo: você conhece alguém que perdeu o aparelho móvel? Não é difícil de escutar histórias de colegas que tiraram o aparelho para comer e esqueceram em algum lugar. Então, sempre que for tirá-lo, procure guardar sempre na caixinha ou estojo que é fornecido. Sem falar que é muito mais higiênico do que colocar em cima de qualquer lugar.
Evite bebidas quentes: o aparelho móvel leva resina em sua composição. Por isso, evite tomar qualquer líquido quente para não deformar o material.
Para finalizar, precisamos falar sobre disciplina! Deixar de usar o aparelho por muitos dias pode prejudicar o tratamento. Como os dentes estão em constante movimento, eles podem começar a voltar para o mesmo lugar de antes e você não conseguirá mais encaixar o aparelho móvel.
Lembre-se que o sucesso do seu tratamento e sua posterior estabilidade depende principalmente de você.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.