O que fazer quando os pontos da cirurgia de siso caem sozinhos?
01/03/2018
A cirurgia de retirada do siso é um procedimento simples, mas que merece atenção e alguns cuidados. Depois da operação, é importante que a pessoa siga algumas recomendações, como ingerir alimentos pastosos e gelados, por exemplo.
Outra orientação é que ela volte ao dentista uma semana depois para a retirada dos pontos. Mas se eles se soltarem sozinhos, o que fazer?
Explicamos o que pode acontecer neste caso!
Os pontos da cirurgia do siso podem cair sozinhos?
Depende da situação. Isso porque há dois tipos de fios que o dentista pode usar na cirurgia. Antes de explicar isso, precisamos dizer que o termo odontológico usado para pontos é suturas. Voltando a questão dos fios, existe um de sutura reabsorvível. Como o próprio nome diz, ele é absorvido pelo nosso organismo sem causar qualquer problema.
O segundo fio é aquele que não é reabsorvível, ou seja, a sutura precisa ser retirada no consultório do dentista. O ideal é que sua remoção seja feita depois de cinco a sete dias da cirurgia.
Existe a possibilidade dos fios caírem sozinhos antes do tempo. E é aí que você precisa estar atento. Isso porque qualquer comprometimento relacionado aos pontos pode danificar a cirurgia. Então, ao perceber que algo não está certo, o melhor a fazer é procurar seu dentista.
Muito cuidado nessa hora
Como falamos inicialmente, a cirurgia de extração do siso é simples, mas não deixa de ser uma intervenção cirúrgica em seu corpo. Por isso, é importante seguir a risca todas as orientações passadas pelo dentista. Sem os cuidados devidos, a cicatrização fica comprometida e pode comprometer sua saúde bucal.
Um dos pontos fundamentais no período pós-operatório está relacionado à higiene bucal. É preciso redobrar a atenção no local operado para evitar inflamações. A escovação deve ser adequada para controlar a proliferação de micróbios e evitar infecções.
Tomando os cuidados necessários, o procedimento é simples e de rápida recuperação.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.