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Quer dentes mais fortes e saudáveis? Então confira estas dicas!


19/02/2018

Você procura consumir alimentos pensando na saúde de seus dentes? A maioria das pessoas não leva isso em consideração. É claro que nada substitui a escovação, mas saúde bucal também está ligada à alimentação. Quando combinadas, é certo que teremos dentes e gengiva mais saudáveis.

Confira os aliados de sua saúde bucal:

Alimentação

- Vitamina C: ela é responsável pela manutenção do sistema imunológico, por prevenir o sangramento da gengiva e a diminuição da massa óssea, o que pode levar a perda dos dentes. Está muito presente nas frutas como a laranja, kiwi, limão, abacaxi e acerola, e vegetais como brócolis e espinafre.

- Vitamina D: tem como principal papel o aumento da absorção dos minerais de cálcio e fósforo pelo intestino, principais elementos na formação dos dentes. Também contribui para fixação do cálcio nas bases ósseas e nos dentes. É encontrada principalmente no atum, sardinha, ovo e carne bovina. Porém a maior quantidade dessa vitamina conseguimos com a exposição de nossa pele ao sol. São necessários de 15 a 20 minutos por dia.

- Vitamina K: é responsável pela coagulação sanguínea e pela síntese de proteínas do plasma do sangue, rins e tecidos. Como os dentes também são tecidos, tem papel importante no fortalecimento deles. Ela pode ser encontrada no fígado, nos laticínios, em frutas (em maiores quantidades nas cascas), nos óleos e gorduras.

- Fibras: contribuem para a saúde gastrointestinal e sua mastigação pode promover a limpeza dos dentes devido ao atrito em contato com eles, evitando a formação de placa bacteriana. Além disso, frutas fibrosas como maçã e pera podem substituir doces açucarados, responsáveis pelas cáries.

- Água: além de ser essencial para o organismo, ingerir água constantemente ajuda na manutenção e limpeza dos dentes, pois remove o excesso de açúcar e resíduos de comida.

- Cálcio: é fonte primária da formação dos dentes, portanto essencial em níveis adequados para garantir nutrientes e saúde a eles. Pode ser encontrado em alimentos laticínios como o leite e queijos ou em folhas verdes escuras, como a couve.

Mantenha distância deles:

Evite alimentos muito doces ou muito ácidos, pois eles atacam os dentes ou podem causar o aumento das atividades das bactérias, que podem resultar em cáries ou desgaste do esmalte do dente.

Além disso, o hábito de fumar, independente da quantidade, pode causar uma série de problemas como: desgaste no esmalte dos dentes, ressecamento da boca, queimaduras e manchas nas bochechas e gengiva, aumento do tártaro e mau hálito, além de estar relacionado com a gengivite e o câncer da boca.

>> Fica a dica

A higiene regular dos dentes é essencial para mantê-los limpos e saudáveis. Escove os dentes, língua e gengiva após cada refeição, por pelo menos um minuto, com escova de cerdas macias e utilize sempre o fio dental para remover os resíduos que a escova não alcança.

Ah, e visite constantemente seu dentista para exames de check-up e para realizar limpezas específicas, caso necessário.

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