Dicas de saúde bucal para a terceira idade
15/02/2018
A expectativa de vida tem aumentado nos últimos anos no Brasil. Com isso, muito mais pessoas vivem por mais tempo. Chegar à terceira idade é um privilégio, porém, com o avanço da idade, alguns cuidados específicos quando falamos em higiene bucal devem ser levados em consideração. Confira:
Higienização correta e adequada
A idade avançada não significa condição para abrir mão da higiene bucal. Escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental é uma das maneiras mais eficazes de se manter dentes e boca saudáveis.
Cuidado com as próteses
É comum que pessoas da terceira idade façam uso de próteses, sejam totais ou parciais. Elas devem sempre ser higienizadas após as refeições. Além disso, recomenda-se que, ao menos duas vezes por semana, elas sejam colocadas de molho por 30 minutos em uma solução com água e uma colher de chá de água sanitária, ou então utilizar comprimidos efervescentes comercializados em farmácias que são próprios para limpeza de próteses.
Atenção às alterações
Próteses odontológicas facilitam muito a vida de quem está na terceira idade, mas é necessário que haja uma boa adaptação a elas. Em casos onde há mal ajustes, lesões podem surgir, e, com o passar do tempo, dar origem a ferimentos e até tumores cancerígenos bucais. Dessa forma, é muito importante estar sempre atento ao surgimento de alterações em todas as partes da cavidade oral, como céu da boca, língua, bochechas e gengiva.
Boca seca é um problema
A boca seca, ou a xerostomia, nada mais é do que a redução da quantidade de saliva na cavidade oral. É algo muito comum em pessoas que tem a saúde comprometida de alguma forma e necessitam fazer uso de medicamentos como antidepressivos ou anti-hipertensivos, por exemplo.
Dentre as muitas funções da saliva, uma delas é a proteção aos dentes. Sendo assim, a redução do fluxo salivar pode levar à uma série de problemas, como má adaptação de próteses, lesões bucais e até mesmo o surgimento de cáries. Então, se sentir a boca seca, procure um dentista para verificar a causa.
Cuide de sua saúde geral
Doenças como o diabetes, osteoporose e também distúrbios cardiovasculares podem gerar problemas bucais, como ressecamento oral, perda de dentes e surgimento de patologias, por exemplo. Por isso, ao cuidar da saúde geral, você estará cuidando indiretamente de sua saúde bucal.
Visite regularmente seu dentista
Embora pareça frase repetida, sempre é bom lembrar que é preciso visitar o dentista, sempre! Manter um vínculo com seu dentista é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de garantir a sua saúde bucal em dia.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.