Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Bons motivos para perder o medo de ir ao dentista


15/02/2018

O barulho da broca, a sensação de dor, a longa espera imobilizado na cadeira, o cheiro dos produtos. Tudo isso deixa você com medo de ir ao dentista?

Os inúmeros estudos que procuraram quantificar a difusão do medo de dentista chegaram mais ou menos à mesma conclusão: quase 50% da população vai ao dentista com certa dose de ansiedade.

O mais preocupante é em relação aos odontofóbicos, aqueles que nem cogitam marcar uma hora com esse profissional: representam 10% da população. Essas pessoas adiam mil vezes as consultas, chegam a ir até a porta do consultório, mas dão meia-volta.

São muitos os motivos para você não deixar de visitar o dentista. Se ainda assim o medo falar mais alto, listamos algumas dicas para você superar esse desconforto:

Escolha o dentista que “combine” com você

É importante que sua confiança no profissional seja total. Então, procure aquele com o qual se sinta mais à vontade.

Fale sobre seus medos

Falar sobre como sente o problema às vezes é suficiente para aliviar a tensão. Hoje muitos dentistas estão preparados para lidar com ansiedades dos clientes; por isso, logo na primeira consulta é importante expor receios e inseguranças.

Livre de compromissos

Para as pessoas que enfrentam grande desconforto com o tratamento, “espremer” a consulta entre um compromisso e outro pode ser ainda mais estressante. Em geral, marcar um horário quando estiver menos sobrecarregado ajuda a chegar ao consultório mais relaxado.

A informação pode ajudar

Você pode pedir ao dentista que lhe explique cada passo do tratamento e combinar com ele um sinal para que interrompa a ação caso a dor fique muito forte; geralmente, o fato de sentir que tem a situação sob controle o ajuda a sentir-se mais seguro.

Visitas mais frequentes, menos problemas

É recomendável fazer duas consultas de rotina por ano. Essa assiduidade, somada a uma higiene bucal correta com uso constante de fio dental, costuma reduzir a necessidade de intervenções mais invasivas – e, portanto, mais temíveis.

Lembre-se que os tratamentos dentários podem fazer toda a diferença na sua saúde física e psicológica, através da melhora da autoestima.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)