Bons motivos para perder o medo de ir ao dentista
15/02/2018
O barulho da broca, a sensação de dor, a longa espera imobilizado na cadeira, o cheiro dos produtos. Tudo isso deixa você com medo de ir ao dentista?
Os inúmeros estudos que procuraram quantificar a difusão do medo de dentista chegaram mais ou menos à mesma conclusão: quase 50% da população vai ao dentista com certa dose de ansiedade.
O mais preocupante é em relação aos odontofóbicos, aqueles que nem cogitam marcar uma hora com esse profissional: representam 10% da população. Essas pessoas adiam mil vezes as consultas, chegam a ir até a porta do consultório, mas dão meia-volta.
São muitos os motivos para você não deixar de visitar o dentista. Se ainda assim o medo falar mais alto, listamos algumas dicas para você superar esse desconforto:
Escolha o dentista que “combine” com você
É importante que sua confiança no profissional seja total. Então, procure aquele com o qual se sinta mais à vontade.
Fale sobre seus medos
Falar sobre como sente o problema às vezes é suficiente para aliviar a tensão. Hoje muitos dentistas estão preparados para lidar com ansiedades dos clientes; por isso, logo na primeira consulta é importante expor receios e inseguranças.
Livre de compromissos
Para as pessoas que enfrentam grande desconforto com o tratamento, “espremer” a consulta entre um compromisso e outro pode ser ainda mais estressante. Em geral, marcar um horário quando estiver menos sobrecarregado ajuda a chegar ao consultório mais relaxado.
A informação pode ajudar
Você pode pedir ao dentista que lhe explique cada passo do tratamento e combinar com ele um sinal para que interrompa a ação caso a dor fique muito forte; geralmente, o fato de sentir que tem a situação sob controle o ajuda a sentir-se mais seguro.
Visitas mais frequentes, menos problemas
É recomendável fazer duas consultas de rotina por ano. Essa assiduidade, somada a uma higiene bucal correta com uso constante de fio dental, costuma reduzir a necessidade de intervenções mais invasivas – e, portanto, mais temíveis.
Lembre-se que os tratamentos dentários podem fazer toda a diferença na sua saúde física e psicológica, através da melhora da autoestima.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.