Problemas bucais em atletas
05/02/2018
A atenção com a saúde bucal é o que permite a uma pessoa uma boa relação consigo mesma e uma interação social mais saudável, repercutindo num bem-estar geral.
A manutenção da qualidade de vida conquistada pela saúde bucal tem uma importância ainda maior nos atletas. Isso porque a presença de infecções bucais não tratadas comprometem o desempenho do atleta, levando a diminuição em seu rendimento ou até seu afastamento.
Seja profissional ou amador, ao surgir doenças bucais como cárie, doença periodontal e lesões endodônticas, pode afetar o atleta tanto por causa da dor quanto pela disseminação bacteriana pelo organismo. A instalação de bactérias orais nas articulações, músculos cardíacos e outras regiões do corpo podem comprometer seriamente a saúde da pessoa, afetando diretamente os treinos e competições.
Importância dos protetores bucais
Um atleta que pratica alguma atividade esportiva de contato físico tem até 10% de chance de sofrer lesão facial durante uma temporada. A estatística faz parte do estudo de uma entidade dos Estados Unidos dedicada à análise e à prevenção de traumas esportivos.
O protetor bucal previne a ocorrência de traumas como as luxações e fraturas dentais, fraturas ósseas e lesões em tecidos moles como lábio e língua. Outra vantagem é que ele pode ser personalizado, atendendo a anatomia e as necessidades de cada esportista.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.