Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Como ensinar crianças a escovar os dentes


01/02/2018

Cuidar da saúde bucal é uma das coisas que os pais devem ensinar os filhos desde quando eles são pequenininhos. Afinal, tudo o que for ensinado nesse período eles levarão para o resto da vida adulta!

Você costuma falar com as crianças sobre isso? É claro que para cada idade existe uma maneira de conversar. Ah, e tudo deve ser feito com muita paciência e carinho. Mesmo que a criança no início não entenda bem a importância de escovar os dentes, é importante que os pais insistam no procedimento.

Cada pai ou mãe recorre a um método. Alguns contam historinhas enquanto outros usam brinquedos. Com imaginação não há limite para ensinar. Porém, algumas dicas são preciosas e queremos compartilhar com vocês. Confira:

A escova certa para cada fase

Até os 6 meses do bebê, a orientação é para que seja feita apenas a limpeza da boca dele com gaze ou fralda de tecido seca ou umedecida com água filtrada. Faça uma massagem suave na gengiva e pronto.

Depois dessa fase, procure comprar o modelo específico de escova conforme a faixa etária. A informação você confere diretamente na embalagem. Conforme vão aparecendo os dentinhos, vai aumentando a quantidade de cerdas e o tamanho da cabeça.

Limite a quantidade de pasta

Invista em cremes dentais infantis, com sabor e concentração de flúor próprios para os pequenos. A quantidade de creme deve ser o equivalente à metade de um grão de arroz cru para bebês com até oito dentes da frente. Se a criança já tiver os do fundo, dobre a porção. Entre os 2 e 3 anos, quando ela já souber cuspir, pode chegar ao equivalente a um grão de ervilha. A partir dos 5 anos, aumente a quantidade gradualmente, mas sempre cuidando para não ser em excesso.

Fio dental deve estar sempre presente

O fio dental é essencial para a correta higiene bucal. O ideal é que você ensine a criança a usá-lo desde cedo, à medida que o dente for nascendo um do lado do outro.

É hora da escovação

Aprenda o passo a passo para uma escovação completa:

1. Com a escova paralela à linha da gengiva, faça movimentos circulares em grupos de quatro dentes durante dez segundos.

2. Em seguida, as cerdas devem deslizar da gengiva para a ponta dos dentes, inclusive na superfície interna deles.

3. Escove os dentes do fundo com movimentos de vai e vem (trenzinho).

4. Por fim, passe a escova nas bochechas e na língua, pois ali ficam bactérias capazes de causar mau hálito.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)