Como o lanche da escola pode contribui com a saúde bucal?
29/01/2018
As férias estão quase acabando e a garotada agora se prepara para mais um ano de aula! As atenções estão todas voltadas à compra do material escolar. E é tão bom ter tudo com cheirinho de novo, não é mesmo? Mas tão importante quanto à volta às aulas, os pais também devem prestar muita atenção sobre o lanche que os filhos estão levando para a escola!
As cáries afetam de 60% a 90% das crianças em idade escolar em todo o mundo. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, cuide dos alimentos que vão para a lancheira do seu filho.
Quando as crianças comem alimentos ricos em amido (bolachinhas, por exemplo) ou açúcar, estão alimentando uma película fina e invisível de bactérias pegajosas e outros materiais que cobrem todos os seus dentes. Sem a escovação, começa o processo que resulta no aparecimento da cárie.
Alguns alimentos devem ser evitados para o lanche na escola. Aqui estão alguns exemplos:
- Balas e doces
- Pães brancos
- Refrigerantes
- Bolos e sucos industrializados
O que levar no lanche na escola?
Alimentos com fibras são muito indicados por ter um efeito detergente na boca. Salada de frutas sem açúcar também é uma ótima opção, assim como o morango, que contém ácido málico, um adstringente natural. Já o leite e o queijo, atuam na prevenção contra cárie, pois reduzem a perda de minerais do esmalte do dente.
Mas só colocar os alimentos certos na lancheira não é o bastante. Explique para a criança porque é importante cuidar da higienização dos dentes na escola. Aproveite para recomendar a ingestão de bastante água.
Uma boa dica é deixar um estojinho com uma escova de dentes e um creme dental na mochila da criança para que ela tenha sempre à mão quando consumir algum lanche na escola.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.