Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Gestantes: saiba por que o pré-natal odontológico é importante

25/01/2018

Muitas gestantes desconhecem os problemas que podem afetar a sua saúde bucal no período de gravidez. E algumas chegam até a negligenciar o tratamento odontológico.

Por que isso é perigoso? Porque fatores hormonais ligados à gestação podem intensificar alterações gengivais já presentes, aumentando a permeabilidade dos vasos sanguíneos gengivais e a possibilidade de inflamações.

Estudos mostram que as alterações bucais das gestantes promovem uma série de problemas para o bebê: parto prematuro, recém-nascidos de baixo peso e pré-eclâmpsia (aumento da pressão).

O conhecimento e as informações sobre os cuidados bucais, assim como uma dieta adequada neste período são de fundamental importância para a manutenção da saúde bucal da mãe e do futuro bebê.

Infelizmente há certa resistência por parte das gestantes em realizar procedimentos odontológicos durante a gestação por receio, mitos populares e medo de prejudicar a criança.

Listamos 3 motivos importantes para as futuras mamães não deixarem de visitar o dentista. Confira:

1 – Ter boa saúde também inclui cuidados com a boca Como já mencionamos acima, a gravidez implica em uma série de alterações também na boca das futuras mamães. Manter esta parte do corpo livre de doenças evita uma série de problemas, que podem afetar inclusive o bebê. Por isso, não abra mão de escovar os dentes sempre das refeições (incluindo o uso do fio dental) e das visitas ao dentista.

2 – Gestante estão mais predispostas à inflamação Com a gestação, o corpo da mulher começa a produzir uma quantidade maior de hormônios como a progesterona. Esse aumento faz aumentar o risco de inflamações na gengiva. Um dos casos mais comuns que surgem é a gengivite gravídica. Os principais sintomas são inchaço, dor e sangramento após o uso do fio dental. Caso eles sejam familiares para você, é importante a consulta imediata com um dentista.

3 – Os problemas podem ser menores Quando o dentista acompanha a paciente desde o início da gestão, fica mais fácil identificar possíveis problemas de saúde bucal. Não é recomendado, por exemplo, realizar operações e exames mais complexos — como um raio-x da boca — no primeiro e no terceiro semestre da gestação. Quanto mais você adiar a visita ao dentista, mais os problemas bucais vão se agravando. Isso por si só já é um bom motivo para marcar a consulta, não é mesmo? Além disso, pense na saúde de seu bebê, que depende diretamente da sua!

Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)