Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Evite escovar os dentes logo depois de ingerir alimentos ou bebidas ácidas


23/01/2018

Suco de limão é uma delícia, não é mesmo? Ainda mais nesta época de calor! Mas você sabia que não se deve escovar os dentes logo depois que tomar um copo desse suco ou de ingerir qualquer alimentos ou bebidas ácidas?

Isso porque após entrar em contato com algo ácido, o esmalte dos dentes fica mais mole e a escovação acaba removendo a camada mais superficial, como se ela estivesse sendo “varrida”. Essa remoção pode contribuir com a erosão dental. Por isso o ideal é aguardar pelo menos meia hora, para esperar que a saliva devolva minerais para o esmalte e com isso ele fique mais fortalecido.

Outro ponto importante que você deve prestar atenção é em relação à pasta de dente. Ela não deve ser muito abrasiva (como algumas que são indicadas para clareamento). Também não se deve usar escova de cerdas muito duras.

Uma maneira de proteger seus dentes é usar canudos durante a ingestão de líquidos ácidos, tais como sucos e refrigerantes. Eles ajudam a minimizar o contato da bebida com a superfície dos dentes, contribuindo para redução do efeito do ácido.

Pessoas que já apresentam desgaste erosivo, ou que possuem uma dieta de risco para tal, devem usar escovas de cerdas macias e cremes dentais com baixa abrasividade, com o objetivo de reduzir o potencial desgaste de estrutura dental.

Alguns alimentos altamente ácidos

- bebidas alcoólicas - café - refrigerantes - suco de frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi etc) - açúcar - mostarda - molho de soja - vinagre

Quando a erosão dental é um problema

O desgaste causado pela erosão dental é irreversível. Se você consome com um certo exagero alguns dos alimentos acima, é importante visitar o dentista regularmente. Só ele vai poder fazer uma avaliação mais precisa sobre a saúde de seus dentes e também indicar o procedimento certo.

Invista em sua saúde bucal e tenha uma vida mais saudável!

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)