Preste atenção na saúde da sua gengiva!
18/01/2018
Prezamos muito pela estética e desejamos que os nossos dentes estejam sempre branquinhos. Mas, muito além do dente, a flora bucal também conta com outras partes que determinam um sorriso saudável. Um exemplo disso é a gengiva. Enquanto o dente deve ser branco, a sua gengiva deve apresentar uma coloração rosada para significar que está sadia.
Além de rosada, ela também não deve apresentar dor ou sangramentos durante a escovação, utilização do fio dental ou toque com os dedos. A presença da cor avermelhada pode significar um alerta do desenvolvimento de uma inflamação ou infecção e é necessário buscar um profissional o quanto antes.
Para a gengiva estar saudável, os dentes também precisam estar. É como uma condicionante, já que os elementos da sua boca fazem parte de um todo, eles precisam estar equilibrados. Quando a escovação não é feita corretamente, ocorre o acumulo de placa bacteriana que possibilita a inflamação na gengiva, além de doenças como o tártaro, gengivite ou periodontite.
Existem maneiras de manter a gengiva saudável, os principais são: visitar regularmente o dentista e realizar limpezas gerais nos dentes e boca, que ajudam na remoção da placa bacteriana e tártaro e higienização bucal correta
O acompanhamento de um profissional favorece o diagnóstico precoce de alterações que podem prejudicar a cavidade oral. Uma avaliação do problema ainda no início aumenta as chances de cura e você fica livre da gengivite.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.