Cárie, você sabe o que é?
16/01/2018
Estamos cansados de ouvir sobre a cárie. Muitos motivos ou hábitos podem desencadear o surgimento dela, seja uma alimentação desequilibrada, o excesso de alimentos com muito açúcar, algumas doenças etc. Mas você entende o que é uma cárie? Será que é possível percebê-la em uma auto avaliação? Como prevenir o risco delas aparecerem e quais hábitos podem auxiliar na diminuição desta ameaça?
Vamos começar pelo principal. A cárie é a doença que mais aparece na população mundial! Não é só em você, na sua cidade ou país, é no mundo todo. Ninguém está livre de ter cáries. Ela é causada pela presença de um determinado grupo de bactérias na boca, que se alimentam principalmente dos açucares que você consome.
Existe uma série de fatores para o surgimento, por isso é recomendado além de evitar ingerir muitos açucares, também cuidar com a alimentação e nunca esquecer de fazer uma boa higienização. A bactéria em contato com o açúcar transforma/produz um ácido que corrói o dente, gerando a cárie. Se não tratada, vai evoluindo e consumindo todo dente o que pode levar a perda total do mesmo em casos mais graves.
Apesar de ser comum e muita gente entendê-la como um pontinho preto no dente, é muito difícil saber se é uma cárie sem a análise de um profissional. Isso porque nem sempre os pontos escurecidos no dente são cáries. Como eles têm uma anatomia côncava, a parte do suco, o meio do dente, pode escurecer pelo excesso de pigmentos como os do café ou refrigerantes. Dessa forma, para poder ter certeza de que é mesmo uma cárie, o dentista utiliza ferramentas para localizá-la.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.