Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Rachaduras nos dentes, é normal?


09/01/2018

Você passou a língua pelos seus dentes e sentiu algo estranho. Quando foi olhar no espelho percebeu que eles estavam trincados ou com uma rachadura no meio. Mas, como isso aconteceu mesmo sem algum acidente? Esse problema é mais comum do que se pensa e a causa pode estar em alguns hábitos diários que acabam passando despercebidos.

Essas fendas podem se formar com o decorrer do tempo por costumes de apertar os dentes, ranger ou de ficar mordendo objetos duros, tipo canetas, lápis etc. O bruxismo também pode ser um fator ocasionador do problema, assim como o desgaste de restaurações antigas ou coisas simples, por exemplo, mastigar gelo.

As lesões normalmente são indolores, mas em longo tempo podem resultar na fratura total do dente, aonde além de desconforto também pode chegar à sensibilidade ou perda do dente.

Em quadros mais específicos também existe a doença chamada síndrome do dente rachado. Porém, esses casos apresentam dores quase insuportáveis durante a alimentação.

Quando notar este aspecto trincado é preciso buscar por um dentista para fazer o devido acompanhamento do quadro. Quando simples, a fratura não ocasiona problemas e pode ser tratada com uma restauração. Porém, em casos mais graves se faz necessário uma reabilitação do dente, um tratamento de canal ou a colocação de uma coroa.

A necessidade de identificar o problema o quanto antes é para a prevenção de problemas maiores. A fenda pode aumentar e chegar até a polpa, que é a parte nervosa do dente, ou até a raiz.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)