Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Abcesso dental, você sabe o que é?


03/01/2018

Os seus dentes ficam sensíveis, depois você percebe que sua gengiva apresenta um aspecto um pouco amarelado, o que indica acúmulo de pus. Não deixe de ficar atento e procurar seu dentista. Esses sinais são característicos de um abcesso dentário.

O problema pode ter duas origens: endodôntica, ou seja, causada por uma bactéria ou um trauma no dente, e periodontal, resultado, principalmente, do tártaro. Normalmente essa complicação aparece quando uma cárie não foi bem tratada e conseguiu atingir a polpa do dente. Lá ocorrem ataques bacterianos que iniciam um processo de necrose e então surge a formação do pus.

O abcesso pode ocorrer em diferentes partes do dente. Em um abcesso periapical, ele se manifesta na ponta da raiz dentária, já na periodontal é possível encontrá-lo nas gengivas, próximo à raiz dos dentes.

Como sinal da ocorrência deste problema, você pode identificar: dores persistentes em dentes ou gengiva, dores durante a mastigação, aumento da gengiva e forte vermelhidão, febre, partes inchadas no pescoço, escurecimento dos dentes e, principalmente, o aparecimento de pus. Em casos mais graves os sintomas podem limitar o ato de abrir a boca e também comprometer as vias respiratórias. Nestes quadros é necessário um atendimento emergencial em hospitais.

Para fazer o tratamento do abcesso, cada caso deve ser analisado, para compreender suas causas. É possível realizar procedimentos de canais ou raspagens. Quanto mais agravado o caso, o profissional pode optar por uma drenagem e em outras situações, aquelas em grandes proporções, a bactéria pode destruir boa parte do suporte dentário e a opção é de extração do dente.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)