Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Regra dos cinco segundos, vale a pena?


15/12/2017

Você passou a tarde inteira pensando naquela maçã vermelhinha que te aguarda no intervalo do trabalho e quando finalmente chega a hora de comê-la, depois do primeiro pedaço.. puf! ela cai no chão. Que triste! Aí você lembra da regra dos cinco segundos, quem já não fez isso, não é mesmo?!

Se pegar o alimento o mais rápido possível do chão não vai dar nem tempo para as bactérias. Você até lembra sua mãe dizendo “o menor come o maior”, então você resgata a maçã e come. Mas não, isso infelizmente não funciona e também não é a melhor opção. A sua saúde geral e bucal podem ficar em risco!

Pesquisas realizadas em universidades americanas afirmam que as bactérias são capazes de entrar nos alimentos em frações de segundos, ou seja, não importa o quão rápido você seja, elas serão mais. Além de uma questão de higiene, a regra dos cinco segundos facilita principalmente o desenvolvimento de doenças bucais infecciosas, já que as bactérias se instalam nos dentes, língua e gengiva.

Você pode até lavar a maçã após a queda, mas isso também não auxiliará, pois não a limpará completamente. A questão, como já abordada, não são os resíduos aparentes presos à fruta e sim as bactérias e micróbios envolvidos.

É melhor em todos os casos prevenir, e se o alimento cair no chão, descarte-o e opte por um novo. A regra dos cinco segundos não é tão prudente e dessa forma não corre o risco de comprometer a sua saúde.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)