Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Dificuldade para engolir pode ser um problema para sua boca


13/12/2017

Você está almoçando e durante a alimentação começa a sentir dores para engolir, se engasga e até tosse. Isso pode acontecer por diversos motivos, como uma gripe ou resfriado, mas como todo cuidado é pouco, é importante ficar atento a ocorrência desses casos.

Estudos apontam que 6 a cada 10 pessoas são afetadas pelo problema da disfagia, que é esse incômodo ao ingerir alimentos ou líquidos. O distúrbio gera a sensação de que a comida fica presa na boca, garganta ou esôfago e pode ser um sintoma de diversas doenças. Apesar de se apresentar principalmente em pessoas da terceira idade, não existe uma faixa etária específica para o desenvolvimento da disfagia.

A Associação Brasileira de Halitose (ABHA) explica que a dificuldade em ingerir alimentos pode desencadear sérios problemas bucais, já que a boca é a porta de entrada para o sistema digestivo. Pode-se desenvolver acumulo de resíduos nos dentes, cáries e infecções causados por fungos.

O corpo sempre apresenta sinais de que algo está errado, então fique atento a anormalidades durante as alimentações, como tosse ou regurgitações nasais. Por ser relacionada a muitas outras doenças, a melhor coisa a se fazer é sempre buscar um médico profissional para realizar uma análise sobre o seu problema assim que os sintomas aparecerem. É possível tratar a disfagia, mas somente um especialista poderá dizer qual a melhor maneira.

Se alimentar com calma, em velocidade confortável e preferencialmente sentado são dicas para prevenir o problema. Além de adaptar o cardápio para alimentos mais saudável e amassar os alimentos sólidos no caso da dor aparecer.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)