Os alimentos ficam sempre presos no seu dente? Tome cuidado!
12/12/2017
Depois de certas refeições é até normal alguns alimentos ficarem presos entre os espaços dos dentes, como naquela feijoada de domingo com a família. Porém, se isso acontece com frequência é bom ficar atento. Essa retenção constante pode causar problemas para a saúde bucal. Todo o cuidado com o sorriso é necessário para mantê-lo sempre bonito e saudável e algumas condições podem propiciar o acumulo de alimentos nos seus dentes.
Cada dente tem uma função e é importante que esse conjunto esteja preservado para garantir um bom funcionamento. Fraturas ou buracos geram espaços entre os dentes e quando eles não possuem contato isso facilita a contenção das comidas.
Depois de presas entre os dentes, aliada a falta de uma boa higienização, essas comidas podem ocasionar uma inflamação gengival. Em casos de ficarem presas dentro de buracos nos dentes, podem levar ao apodrecimento dos alimentos, acumulando bactérias e criando cáries. Esse cenário também é favorável para o desenvolvimento do mau hálito, visto que a comida pode passar pelo processo de putrefação dentro da boca.
Quando essa situação for recorrente, não deixe de procurar um especialista o mais rápido possível. Ele será capaz de identificar o problema, realizar radiografias e avaliar o melhor tratamento para o seu caso em específico.
Outra dica é tomar cuidado com o palito de dente, aqueles de madeira que tem em todas as mesas de bares e restaurantes. Além de não substituírem o uso do fio dental eles também prejudicam o quadro de retenção podendo aumentar o espaço entre os dentes e agredir a gengiva.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.