Uso de chupetas, pode ou não?
28/11/2017
O seu filho está chorando e você não sabe o que fazer para acalmá-lo, sua primeira reação será entregar para ele a chupeta, correto? Bom, esse é o objetivo do acessório, levar relaxamento a criança e criar a sensação de segurança. Mas se utilizar a chupeta de forma errada, ela pode se tornar um grande problema para a saúde bucal do seu filho.
O principal problema é que a chupeta pode virar um vício para os pequenos e gerar dependência, depois a fase de desapego se torna tempestuosa. Já para a saúde bucal, a chupeta pode ser um perigo por ocasionar problemas como a mordida aberta anterior, a mordida cruzada posterior, também afetar nas articulações temporomandibulares e prejudicar a mastigação e respiração.
O acessório tem mais problemas do que recomendações, mas de qualquer forma, não é contraindicado. As crianças inclusive necessitam desta sucção não nutritiva durante os primeiros momentos de vida. Você pode dar a chupeta para seu filho, mas é importante estabelecer regras:
- Não permita que a chupeta esteja disponível a todo o momento, fazendo com que a criança fique todo o tempo usando;
- Explique porque é importante ficar sem a chupeta, ressaltando os pontos positivos de não usá-la;
- Quando a tirar de seu filho, mantenha-a longe do campo de visão para que ela possa “esquecê-la”;
- Não ofereça a chupeta para solução de todos os problemas;
- Retire-a causando o mínimo de trauma possível, se perceber resistências procure por um odontopediatra para auxiliar no processo.
Também dá para substituir a chupeta convencional por uma chupeta ortodôntica. A diferença é que a chupeta ortodôntica é confeccionada de látex e tem um formato mais plano, imitando o bico do seio da mãe. Este modelo possivelmente poderá gerar menos prejuízos para a saúde bucal da criança.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.