Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Como cuidar dos dentes durante a menopausa?


13/11/2017

A menopausa é uma fase normal e que faz parte do envelhecimento da mulher. Entre os 45 e 55 anos as mulheres iniciam este estágio da vida que sinaliza o fim da sua fertilidade trazendo muita alteração corporal e hormonal, como a diminuição do estrogênio.

Esse hormônio é de grande importância para a saúde bucal, pois é o responsável por manter os dentes e gengivas firmes, além de equilibrar as glândulas salivares. Por essa redução decorrente da menopausa alguns problemas orais podem surgir. Durante este período podem aparecer disfunções como:

- alteração do paladar

- boca seca

- dentes mais suscetíveis a cáries

- gengivas flácidas

- maior desgaste do esmalte dos dentes

- mau hálito

- ardência bucal

- mudanças na arcada dentária

- periodontite

- distúrbios de alimentação

Mesmo a menopausa sendo uma grande facilitadora para o surgimento dessas doenças, os hábitos de higienização bucal e a predisposição genética também auxiliam para que elas se desenvolvam.

Nesta fase é importante que as mulheres redobrem os cuidados com a saúde oral e é possível fazer um tratamento conjunto entre o ginecologista e o dentista. Aumentar o número de visitas ao consultório odontológico também é recomendado, assim como cuidar da limpeza bucal de forma mais rígida e frequente.

O uso do fio dental e dos enxaguantes bucais se fazem ainda mais necessários, da mesma forma que as limpezas dentais e outras providências que podem ser tomadas com o acompanhamento de profissionais. Mesmo não tendo como evitar a fragilidade da boca feminina nesta fase, esses cuidados auxiliam a combater essas deficiências bucais.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)