Quem deve usar prótese dentária?
04/10/2017
Estamos habituados a relacionar próteses a dentaduras, e dentaduras a idosos, não é mesmo? Mas estamos enganados! Imprevistos acontecem e durante a vida é comum que as pessoas percam um, ou mais, dentes por diversos motivos, como extrações, doenças bucais ou até por quebrá-los acidentalmente.
As próteses existem para substituir o dente ausente e, além de conservar a estética, são responsáveis por manter a saúde bucal, prevenindo o movimento dos outros dentes e o surgimento de problemas mastigatórios. Ou seja, fazem bem para sua boca e para seu bem-estar.
Os tipos mais comuns de próteses são:
• Prótese total
Este modelo é utilizado quando acontece a perda total dos dentes. De maneira convencional ela é colocada após a extração e cicatrização dos dentes remanescentes, o que pode demorar alguns meses. De forma imediata, uma prótese é instalada logo após a remoção dos dentes, porém este método requer manutenção nos seguintes a aplicação já que os ossos podem sofrer alterações após a sua cicatrização.
• Prótese parcial
Neste tipo de prótese uma estrutura metálica apoia no local dos dentes naturais e também pode ser feito o uso de coroas para a aplicação sobre os dentes já existentes. Esta é uma alternativa para as pontes.
Nos primeiros meses as próteses podem parecer como um elemento estranho na sua boca e também podem gerar certo desconforto. O período de habituação exige um pouco de prática, mas em poucos meses os músculos e sua língua se adaptarão normalmente a prótese.
Fique atento a algumas dicas para cuidar melhor da sua prótese:
• Manuseie com cuidado, as próteses são sensíveis e podem se quebrar facilmente;
• Mantenha-as em uma solução de limpeza ou com água pura enquanto não a utiliza;
• Escove-a diariamente com uma escova de cerdas duras;
• Escove sua gengiva, língua e o céu da boca com uma escova de cerdas suaves;
• Visite seu dentista regularmente para conservar o estado da sua prótese.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.