Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Periodontite, uma doença silenciosa

28/09/2017

Apesar de ser um assunto recorrente, muitas pessoas não dão a devida atenção à saúde bucal e é assim que se iniciam diversas doenças nos dentes e boca.

A periodontite, ou doença periodontal, é uma delas e também é a maior causadora da perda de dentes em adultos. O acumulo das bactérias da placa bacteriana, que podem ser removidas pela escovação, forma uma membrana pegajosa e invisível sobre os dentes. Quando não retirada esta película pegajosa se transforma em tártaro e sucessivamente causando a periodontite.

Podemos dividir esta doença em três estágios: a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada. O surgimento se dá a partir de uma gengivite, a inflamação da gengiva. Com as gengivas mais sensíveis surgem os quadros infecciosos que atingem a estrutura de suporte do dente. Forma-se uma bolsa periodontal, isto é, um espaço entre a gengiva e os dentes maior do que o desejável, indicando a perda de estruturas em volta dos dentes.

No estágio mais avançado, as fibras e ossos dos dentes são destruídos e levam a queda ou extração dos dentes afetados. Mesmo sendo um distúrbio perigoso para a saúde da sua boca, ela é uma doença que inicia de maneira muito silenciosa, pois inicialmente não apresenta dores.

Para perceber a periodontite você precisa ficar atento aos sintomas como:

- mau hálito recorrente;

- retração da gengiva;

- sangramentos durante a escovação;

- amolecimento dos dentes;

- dentes muito sensíveis a temperaturas quentes ou frias.

Cuidar da escovação e utilizar o fio dental é a forma mais fácil, prática e econômica de prevenir a doença periodontal. A higiene oral caseira, além de remover as bactérias da placa, é peça-chave para você manter seu sorriso sempre saudável e bonito.

Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)