Limpeza de tártaro? Só com o dentista!

26/09/2017

Assim como as receitas para clarear os dentes de forma caseira, existem infinitos métodos na internet para a limpeza do tártaro em casa. Cuidado! Somente o dentista está habilitado para removê-lo de seus dentes.

O tártaro é uma formação endurecida da placa bacteriana que não foi retirada no dia a dia durante as higienizações. É semelhante a uma "pedrinha" que gruda nos dentes trazendo alguns inconvenientes à saúde bucal.

A remoção do tártaro é feita com o uso de aparelho de ultrassom e outros instrumentos manuais. Também pode ser utilizado o jato de bicarbonato, no qual é feita uma raspagem e alisamento da superfície do dente.

A indicação é de que se procure o dentista duas vezes ao ano para fazer uma limpeza (profilaxia) de placa bacteriana ou a raspagem de tártaro, se houver. Outra maneira de evitar a formação de tártaro é através da higiene bucal no mínimo três vezes por dia, com escova e fio dental.

Lembre-se: sem o tratamento adequado, o tártaro e a placa podem progredir para diversos problemas, como cárie, doença periodontal e a perda do dente.