Como evitar o mau hálito?

20/09/2017

As causas do mau hálito variam bastante e podem estar relacionadas a certos alimentos, ingestão de bebidas alcoólicas, fumo, má higiene bucal, doenças periodontais, diabetes, sensação de boca seca, infecções dos seios (maxilares/paranasais), da garganta e do pulmão, e também o abscesso pulmonar, insuficiência renal ou hepática, problemas gastrointestinais e um regime alimentar severo.

Porém alguns procedimentos básicos de higiene bucal podem ajudar e muito em relação a esta desagradável sensação: fazer uma higiene bucal completa, três vezes por dia, escovando os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, usar o fio dental para remover restos alimentares e a placa bacteriana dos dentes e próteses e escovar a língua para eliminar as bactérias causadoras do mau hálito.

Faxina na língua!

A limpeza da língua é muito importante para manter a higiene bucal. Existem hoje no mercado várias opções de escovas com limpador de língua para realizar esta tarefa. Depois de escovar os dentes, coloque o limpador na parte posterior da língua, puxando-o para a frente. Depois de raspar uma porção da língua, enxágue a boca com água para remover as bactérias causadoras do mau hálito. Em seguida, repita a operação na porção adjacente da língua.

Formas de tratamento

A boa notícia é que, para a maioria dos casos de mau hálito, não é preciso gastar uma fortuna para eliminá-lo! Alguns procedimentos simples pode ajudar e muito. Confira:

- Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia;

- Utilize o fio dental diariamente e faça uso de enxaguatórios bucais indicados por seu dentista;

- Faça uso de um limpador de língua para eliminar as bactérias causadoras de odores na língua;

- Consultar o dentista duas vezes por ano para limpezas e exames.