Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Os perigos do uso de narguilé para a saúde bucal

19/09/2017

O narguilé, ou cachimbo d’água, é tradicionalmente usado em países do Oriente Médio, mas recentemente se popularizou nas Américas, principalmente entre os jovens. Muitos acreditam que ele é menos prejudicial do que o cigarro.

Mas não é bem assim! A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou o uso do narguilé um problema de saúde pública – principalmente pela alta exposição ao monóxido de carbono (CO), que atinge também os fumantes de segunda mão em sessões duradouras. Ele impacta de forma considerável o sistema cardiorrespiratório dos usuários. Além disso, há relatos sobre o aumento das doenças periodontais – que afetam a gengiva e podem levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes.

O narguilé contém nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional. Sendo assim, quem faz uso dele corre o risco de ter lesões na boca e na gengiva. Seu uso prolongado também predispõe ao câncer de boca e à perda dos dentes! Quando o diagnóstico é feito precocemente, a cura pode ser total. Infelizmente, as pessoas normalmente recorrem a um cirurgião-dentista quando a lesão está em estágio avançado, comprometendo o diagnóstico e o tratamento.

Que males o narguilé pode causar à saúde do fumante?

Os mesmos que o cigarro! Segundo a OMS, uma sessão de narguilé, que dura em média de 20 a 80 minutos, corresponde à exposição de todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de aproximadamente 100 cigarros.

Como, geralmente, seu uso é compartilhado ele também pode transmitir doenças como herpes, hepatite C e tuberculose.

Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)