Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

Dente trincado? Saiba o que fazer

18/09/2017

Trincar um dente é mais comum do que se imagina! Pode acontecer quando você menos espera: ao mastigar aquela pipoca no fundo da panela, ao levar uma pancada enquanto pratica esporte ou até mesmo ao apertar os dentes com muita força.

Mas quando a gente não sabe que está com o dente trincado? Alguns sinais dão o alerta:

- Dor aguda ao morder que desaparece rapidamente;

- Dor que vai e vem mas não permanece o tempo todo;

- Dor ao comer ou beber;

- Você pode até não ter dor nenhuma!

As fissuras algumas vezes são invisíveis ao olho e nem sempre aparecem nos raios X dentais. Por isso, fique atento ao que está causando a dor. Assim você pode ajudar seu dentista a identificar o problema.

Por que os dentes trincados doem? A pressão ao morder faz a fissura do dente se abrir, o que causa dor. Ainda que seja muito pequena para ser vista, a fissura pode se abrir e irritar a polpa dentro do dente. A polpa é um tecido mole que contém os nervos e vasos sanguíneos do dente. Se a fissura irritar a polpa, o dente poderá se tornar sensível ao calor ou frio extremos.

Tratar um dente trincado depende do tamanho e da localização da fissura e dos sintomas, que pode ir desde a reparação do dente até a extração dele caso a fissura for severa demais.

Lembre-se: um dente com fissura pode se tornar um problema maior se deixado sem tratamento! Ela pode atingir apenas o esmalte dentário ou se estender para a dentina. A partir daí, o problema alcança a polpa e corre o risco de chegar à raiz do dente. Mesmo que não sinta dor, procure seu dentista para averiguar o caso.

Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)