Cuidados com a saúde bucal de pessoas com distúrbio da tireoide

06/09/2017

O hipotireoidismo é uma desordem endócrina, de natureza sistêmica caracterizada pela disfunção na glândula tireóide. Ela afeta mais as mulheres do que os homens e, segundo um estudo brasileiro, cerca de 6,6% dos adultos analisados apresentavam a doença.

A glândula tiróide é uma estrutura endócrina localizada no pescoço abaixo da cartilagem cricóide. A principal função dessa glândula é a produção de tiroxina, hormônio importante na regulação do índice metabólico do corpo e que afeta o metabolismo dos carboidratos, das proteínas e dos lipídios.

Dentre as alterações mais observadas na cavidade bucal de pacientes hipotireoidianos, destacam-se as alterações na formação de dentina, alterações no esmalte do dente, mordida aberta, retardo na erupção dentária e no desenvolvimento radicular, deficiência de crescimento transverso maxilar ou mandibular, hipodesenvolvimento da mandíbula e prognatismo maxilar.

Podem ainda ser observados, o aumento da susceptibilidade à cárie, doença periodontal e gengivite, diminuição da saliva, ausência da sensação gustativa, além do atraso na cicatrização de feridas.

Quando a doença está diagnosticada e seu quadro clínico está totalmente controlado, o tratamento odontológico ocorre normalmente. Já para quem tem a doença diagnosticada não tratada ou mal controlada, no caso do hipotireoidismo, é preciso solicitar parecer médico, evitar procedimentos cirúrgicos e uso de depressores do sistema nervoso central, como barbitúricos, narcóticos.

Em relação ao hipertireoidismo (tireotoxicose), fica indicada a solicitação do parecer médico, evitar procedimentos cirúrgicos e uso de epinefrina ou aminas vasopressoras.