Odontogeriatria: cuidados da saúde bucal na terceira idade
05/09/2017
É um desejo comum das pessoas querer chegar à terceira idade com qualidade de vida. Mas você já parou para pensar que esta qualidade se estende à saúde bucal?
Quanto mais cedo iniciarmos os cuidados com nossa boca, menos problemas teremos de enfrentar ao envelhecer, e mais fácil será reverter quadros ou complicações na saúde.
É verdade que existem problemas mais comuns nessa faixa etária, como a cárie de raiz e a doença periodontal. Além disso há a xerostomia - sensação de boca seca -, outro grande incômodo. Para esses e outros cuidados, podemos contar com a odontogeriatria, uma especialização que cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns nessa faixa etária.
Higiene bucal por toda a vida
Chegar à fase da aposentadoria não significa que podemos descuidar de alguns hábitos, principalmente àqueles ligados à saúde bucal! A higiene dos dentes deve ser feita de forma minuciosa e a visita regular ao dentista é imprescindível.
Problema com as próteses
Quando se chega a idades mais avançadas, é muito provável que você tenha passado por diversos procedimentos dentários. Algumas pessoas têm coroas, outras implantes e muitas usam prótese total. O problema é que em muitos casos a prótese está desadaptada, o que compromete a mastigação efetiva. Por isso, é importante que elas estejam funcionando da maneira correta.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.