Facebook Uniodonto Santa Catarina    vCard Uniodonto Santa Catarina

A importância da boca para a saúde

04/09/2017

Você sabia que infecções que ocorrem na boca podem desencadear problemas cardiovasculares, parto prematuro e nascimento de bebês abaixo do peso? Por esses e outros motivos, é importantíssimo darmos a atenção devida a ela, cuidando muito bem da nossa saúde bucal!

As infecções bucais podem causar prejuízos aos demais órgãos por dois processos inflamatórios diferentes. No primeiro e mais simples, as bactérias alojadas na gengiva se deslocam pelo organismo e se instalam em determinados órgãos, prejudicando seu funcionamento. O mais conhecido dos problemas é a endocardite bacteriana. Nela a bactéria da gengiva viaja pela corrente sanguínea até as veias coronárias (que levam sangue ao coração) e se alojam ali, infeccionando a membrana da válvula.

Há uma segunda maneira pela qual as doenças bacterianas que ocorrem na boca repercutem em outras partes do corpo. Enquanto luta para exterminar as bactérias invasoras que tiveram origem na boca, o sistema imunológico libera diversas substâncias no organismo. Isso causa um desequilíbrio químico, elevando os níveis de substâncias que interferem no funcionamento de órgãos, do metabolismo e de sistemas inteiros do corpo. É o caso, por exemplo, do diabetes. O processo inflamatório na gengiva não causa a doença, mas ajuda a desequilibrar o balanço químico do organismo, dificultando o controle dos níveis de glicose.

Esse mesmo desequilíbrio químico pode estar relacionado ainda com problemas como câncer, parto prematuro e nascimento de bebês abaixo do peso, artrite reumatoide e obesidade.

Fique longe das bactérias

Dados epidemiológicos estimam que 90% da população mundial têm gengivite e que 30% têm doença periodontal. Para manter a boca livre das bactérias é preciso escovar os dentes e usar o fio dental, no mínimo, duas vezes por dia. É recomendado ainda que se faça visitas semestrais ao dentista.

Sangramentos durante a escovação ou o uso do fio dental podem ser indícios de uma possível inflamação. Está provado: prestar atenção ao que acontece na boca pode ser não só uma boa maneira de evitar doenças, mas também detectá-las!

Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Fred Zimmermann (CRO-SC 610)